sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Machismo e preconceito desde cedo

Ontem tivemos reunião de pais  na escola e como vamos começar com vários projetos achei importante explicar um a um com muita calma. Mas eis que começo a falar do projeto Amiguinho da Escola para uma mãe surtar e falar que o filho dela não vai brincar de boneca!!! Mesmo eu explicando que não era uma boneca, é um boneco e que ele será o novo aluninho da nossa escola, ela não se convenceu. Falou que o pai do menino não iria deixar ele brincar com o boneco e que nem mesmo o menino ia querer ficar com ele... que não ia dar certo. Poxa, nem começamos o tal projeto e ela já vem querendo jogar um balde de água fria nele? Mas ainda bem que outras mães de  meninos falaram que acharam a idéia super bacana e que os filhos irão adorar.
É triste ver que os próprios pais em pleno século XXI ainda ensinam os filhos coisas desse tipo. Que menino não brinca de boneca, menina não brinca de carrinho, tá aí quando eles crescem vão ser o que? Gente que acha que a mulher tem que se virar para fazer tudo sozinha porque eles são homens e não podem ajudar em casa ou cuidar dos filhos. 
Esse tipo de pensamento tem que ser mudado, senão nossa sociedade nunca mudará, as mulheres sempre serão vistas como seres inferiores... e é triste ver que as mães concordam com esse tipo de pensamento....
Bom mas para quem se interessar pelo projeto, aqui está ele:

PROJETO “AMIGUINHO DA ESCOLA”

OBJETIVOS:

v  Estimular a interação entre a família e a escola;
v  Ampliar e valorizar o momento de comunicação familiar, aproximando os seus membros;
v  Promover a discussão, reflexão e formação de valores éticos e morais como: respeito, amizade e responsabilidade;
v  Criar oportunidade de socialização entre os alunos;
v  Estabelecer algumas relações enre o modo de vida característico de seu grupo social e outros grupos;
v  Interessar-se em demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
v  Incentivar a oralidade e aumento do vocabulário;
v  Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos;
v  Particiapr de diversas situações de intercâmbio socias nas quais possa contar suas vivências, ouvir as outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
v  Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.



Olá amiguinhos!
Olá família!
Eu sou o aluninho mais novo desta escola, me chamo ____________
Estou feliz por estudar com você!
E mais feliz ainda por visitar sua casa, conhecer sua família, os seus brinquedos e até os seus animais de estimação!
Se você me tratar bem, eu continuarei inteirinho e simpático como sou.Adoro passear e quero conhecer todos os amiguinhos da nossa classe.
Passarei um dia na casa de cada um e nos finais de semana, irei para a casa da professora.
Junto comigo segue este caderno, que é para alguém de sua casa: pai, mãe, avós, tios, irmãos mais velhos, escrevam algum conselho, mensagem, versinho ou uma pequena oração e conte como foi passar o dia comigo. Eu serei o MENSAGEIRO  da turma.
E quando este caderno chegar na sua casa, reúna a família e peça para alguém ler o que já foi escrito. Aposto como será divertido e interessante!

Agora posso fazer uns pedidos? Prepare-se que lá vai....
v  Cuidado para não me sujar com alimentos, tinta, poeira, barro;
v  Lave e seque as mãozinhas para brincar comigo;
v  Banho e comida só de faz de conta;
v  Não me deixe perto de animais, porque tenho medo de mordidas e arranhões;
v  Não me esqueça em nenhum lugar, porque vou me sentir abandonado;
v  Amanhã, acorde-me cedo pra gente poder brincar bastante antes de vir para escola;
v  Se precisar faltar, mande-me de volta à escola com alguém;
v  Trate-me com carinho e atenção, desta maneira jamais esquecerei deste dia que estivemos juntos.
Ah! Amanhã a professora vai pedir para você contar para a turma o que nós fizemos hoje.
Portanto, preste atenção para não se esquecer de nada.

Um comentário:

  1. Olá!!! Sylvia, estou te seguindo aqui tbém, percebi que gostamos das mesmas coisas, família, scrap e educação infantil!!! Muito legal!!!
    beijos

    ResponderExcluir